На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Vespa, marimbondo ou cabatão é o nome comum aplicado a diversas espécies de insetos pertencentes à subordem Apocrita da ordem Hymenoptera. Na definição mais abrangente, este nome é utilizado para se referir a qualquer himenóptero que não é abelha nem formiga. Em geral, faz-se a distinção das vespas-serra, himenópteros sem pecíolo que são considerados como uma subordem distinta, Symphyta. As vespas não constituem um clado, ou seja, o termo não representa um grupo natural de organismos que inclui todos os descendentes de um grupo ancestral.
As vespas mais popularmente conhecidas pertencem à família Vespidae e são eusociais, vivendo juntas em um ninho com uma rainha que põe ovos e operárias que não se reproduzem. No entanto, a maioria das espécies de vespas são solitárias, com cada fêmea adulta vivendo e se reproduzindo independentemente. As vespas desempenham muitos papéis ecológicos, incluindo espécies tanto fitófagas quanto entomófagas. Muitas, como as vespas-cuco, são cleptoparasitas, colocando ovos nos ninhos de outras vespas. Uma fração significativa das outras famílias de vespas são parasitoides, ou seja, põem ovos sobre ou em outros organismos, tendo como hospedeiros principalmente insetos e outros artrópodos, sendo valiosas para o controle biológico de pragas. No Brasil e em Angola são chamadas de marimbondos as vespas da família Vespidae, Pompilidae ou Sphecidae.